quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O poder político tem o direito de derrubar um CEO competente ?


Bom isso passou a acontecer quando a empresa mineradora Vale demitiu mais de 2 mil funcionários no auge da crise mundial, isso deixou o presidente Lula intrigado sobre o assunto de um possível freio à expansão da empresa, broncas do presidente passou a se tornar públicas enquanto Roger Agnelli principal executivo da Vale nao mostrou nenhuma magoa referente ao assunto, ate pelo fato de que em 2008 a Vale 38.5 bilhões de dólares, lucros nunca visto pela empresa antes.

Então Lula passa a ter uma aproximação com o empresário Eike Batista que passa a criticar a administração da Vale e interesse em comprar a participação do Bradesco na Vale.

Isso mostra que o presidente Lula esta meio que disposto e mostrando armas em tirar o atual presidente da Vale, competição de forças nesse mundo corporativo pode ser natural, o que talvez seja errado é o presidente intervir no comando de uma empresa privada, mesmo a Vale sendo uma companhia pública de capital misto dando direito a reclamações sobre a condução da empresa, mas como foi dito Roger Agnelli alcançou números lucrativos na empresa nunca vistos pelo Brasil, tornando-se em uma das maiores do Mundo.

Seria certo o presidente intervir assim uma grande atuação de competente CEO pelos problemas durante a crise ?

by: John Campêlo

Um comentário:

  1. Não sei se seria certo, John. Mas como está exposto a Vale é uma companhia pública de capital misto e com índices de lucratividade tão alto, o presidente, como gestor do país deve se preocupar com as ações da empresa, já que esta se mostra de grande importância para a economia do Brasil.

    ResponderExcluir