Os dólares comprados pela autoridade monetária no mercado à vista vão para as reservas internacionais brasileiras, que, nesta terça-feira (20), somavam US$ 232 bilhões.
O forte crescimento das reservas, neste mês, está relacionado com a abertura de capital do Santander.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta quarta-feira que as reservas cambiais podem chegar ao patamar de US$ 500 bilhões no futuro por conta com a exploração do petróleo da camada pré-sal (águas profundas).
A lógica é que, com a venda de petróleo, e respectivo ingresso de dólares no país, o BC poderá comprar mais divisas. Ainda segundo o ministro, o real estaria mais forte do que o dólar sem as compras efetuadas pelo BC.
Ou seja, percebe-se um grande esforço da economia brasileira para manter-se atrativa para injeção de capital estrangeiro na região levado-se em conta tais medidas. Também percebe-se a necessidade de fazer a manutenção do mercado de exportações algo rentável para vários brasileiros que movimentam a economia com tal atividade.
Assim sendo tem-se nessas medidas uma oportunidade importante para empresas de diversos portes que têm sua atividade baseada na importação, pois as mesmas podem ter a certeza que a moeda nacional estará estável por algum tempo.
Principal fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1349278-9356,00-COMPRAS+DE+DOLARES+PELO+BC+JA+ULTRAPASSAM+US+BILHOES+NO+ANO.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário